sábado, 20 de outubro de 2012

Alzhiemer

Estamos vivendo esta doença fatídica, que não tem volta, o progresso dela leva o paciente e aos seus familiares, situações desesperadoras, que vão avançando,cada vez mais a ponto de usar fraldas, não saber mais se vestir se alimentar sozinho.
Há cinco anos ,começei a descobrir em meu marido, pequenas falhas, e fui anotando, algo com cheque, algo com pessoas, um dia houve uma situação marcante.
Minha netinha tinha estado em nossa casa, havia cinco meses , (dois meses de idade), ela morava em Natal e veio para o Rio.
 Quantas vezes, ele ficou com ela no colo para ajudar, para colocá-la para dormir, etc.
Em  dezembro ela viria passar o natal conosco,e ao pegar os enfeites de natal, ele reparou num cestinho (moisés) que estava junto. e disse:- poderíamos usá-lo para ela dormir.
Ao que respondi:-usamos quando ela esteve em julho aqui.
Ele disse:- não conheço ela, você sim, eu só conheço por fotos.
Foi a gota, que faltava, para concluir que algo não ia bem.
No mês seguinte procurei uma neurologista, que nos pediu uma ressonãncia magnética.
O resultado, foi devastador, confirmado depois de muitos teste,estava com o mal de Alzhiemer, que teria que tomar um medicamento muitíssimo caro, que não tínhamos condições de adquirir.
Procuramos o SUS, e depois de  muitas idas e vindas conseguimos com a graça de Deus, o medicamento gratuito.
A geriatra nos orientou a ajudá-lo a fazer vários exercícios para ativar, a memória, o medicamento, não iria curá-lo, mas ia agir, como se um automóvel estivesse a 80 km, por hora,e a velocidade caisse para 40, assim o avanço, do mal seria menor.
Mas os exercícios, seriam de suma importãncia. No início, fiquei muto nervosa com esta situação nova, e complicada  (um dia, se perdeu, na rodoviária do nosso bairro, orientei-o por telefone e depois de muitos minutos ele chegou ao destino).
O que nos foi passado para os exercicios: mudar totalmente, o que ele fazia antes, por exemplo; trocar o braço do relógio, o lugar a mesa, nas refeições, na cama o lado de dormir, escrever o dia anterior, com todos os detalhes, criar um calendário, onde ele pudesse, todos os dias, colocar o dia da semana e do mes, as estações,do ano  correspondentes, andar de costas, por cinco minutos, de lado também, escrever com a mão esquerda alguma coisa, ler muito, palavras cruzadas (coisas que ele detesta), mas faço-o ler diariamente,e faz as palavras cruzadas no computador.
Ela nos disse que ele nunca mais poderia sair sozinho, dirigir,utilizar cheques, cartões; enfim tudo diferente.
Com a graça de Deus e a intercessão de sua mãe santíssima, os medicamentos, e os exercicios,ele está muiiiiito melhor,claro que esquece por exemplo, quando escreve o dia anterior, alguma coisa importante,também não tem memória para lembrar fatos recentes, só os muito antigos lembra com precisão.
A grande constatação: fomos a geriatra e ela ficou espantada, e nos disse : -conseguimos, diminuir a velocidade, ele está bem da saúde física, apenas perdeu uns dez quilos.
E assim damos graças a Deus, está fácil de se conviver com a doença, eu que estava muitíssimo estressada, agora graças a Deus estou bem.
Senhor nós te agradecemos, pela tua misericórdia , bondade sem fim para conosco que não merecemos nem o ar que respiramos, e te pedimos em nome de Jesus a graça de tomar em teu colo os teus filhos que têm esta enfermidade, e mostrar-lhes o caminho, dando também paciência, aos familiares. É o que te pedimos em nome de Jesus , amém.


Nenhum comentário: