ESTA FOTO, É DO NOSSO ATUAL PAPA,JOSEPH RATZINGER,QUANDO JOVEM.
A maioria dos que tiverem acesso a esta página, não foi desta época.
A Santa missa era celebrada em Latim e todos respondiam de cor, não havia jornaizinhos, os casais unidos pelos laços do Matrimônio, iam para a Igreja com ses filhos de mãos dadas, chegando lá, havia uma placa, nos bancos indicando, uma lado era para as mulheres e o outro era para os homens, ninguém apertava a mão do outro no abraço da paz, nem no Pai Nosso se davam as mãos.
As senhoras e jovens usavam véus na cabeça, em sinal de respeito, o padre usava batina preta sempre, celebrava a missa de costas para o povo. A comunhão era distribuida, numa espécie de genuflexório, todos de joelhos, saia uma fila entrava outra, e era na boca que se recebia a Sagrada Eucaristia.
A confissão era feita de joelhos, e o padre sentado no Confessionáro, uma espécie de casinha, ele não nos via, nem nós a ele, (havia além de uma espécie de treliça, um véo que nublava as feições).
Me causou grande estranheza, quando após o Concílio Vaticano II, dávamos as mãos uns aous outros, mesmo sem conhece-los.
Era mito bom o terço no mês de Maio, cada dona de casa , que ia receber a imagem, preparava da melhor maneira um altarzinho para Nossa Senhora.
A imagem ficava de um dia para o outro,sempre a noite, naquela casa, quando saia e ia para outra, todos acompanhavam, havia bolo refresco, as crianças gostavam deste momento e assim durante 31 dias, cada dia numa casa.
Tenho lindas lembranças deste tempo.
Naquele tempo, o" leigo, só tinha tres posições na Igreja", sentado de pé e de joelhos.
Graças a Deus o Concílio Vaticano II, mudou muita coisa para melhor, hoje o leigo participa de diversas atividades, surgiram muitas pastorais, cada uma se voltando para um lado da igreja e da sociedade.
Muita mudança, muitas atividades para o leigo, maior participação dos fiéis, encurtou a distãncia entre o fiel e o sacerdote, hoje ele é mais acessível, mais perto do povo.
E graças a Deus e aos seus representantes sob a ação do Espírito Santo, lá se vão 50 anos.
E graças a Deus e aos seus representantes sob a ação do Espírito Santo, lá se vão 50 anos.
Senhor, teu Espírito Santo que sempre guiou a tua Igreja com tanta sabedoria, continue mais e mais ungindo o teus sacerdotes e fiéis para que mais e mais te experimentem de maneira viva, isto te pedimos em nome de Jesus. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário